Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2009

ALAS

Os Congressos da Associação Latino-Americana de Sociologia (Alas)

por SÉRGIO SANANDAJ MATTOS

Fonte: Sociologia Ciências e Vida

Os Congressos da Associação Latino-Americana de Sociologia (Alas) têm sido o centro de debates e convergência intelectual de especialistas de todas as partes do continente. Até meados da década de 1960, a presidência dos primeiros congressos esteve praticamente a cargo do chamado grupo de fundadores da Alas, como A. Poviña (Buenos Aires, 1951), A. Carneiro Leão (São Paulo e Rio de Janeiro, 1953), Luis Bossano Paredes (Quito, 1955), Astolfo Tapia (Santiago do Chile, 1957), Isaac Ganon (Montevidéu, 1959) e Rafael Caldera (Caracas, 1961).

A partir de então, sociólogos de inspiração crítica passam a presidir os congressos da Associação, como Orlando Falls Borba (Bogotá, 1964); Edelberto Torres Rivas (San Salvador, 1967); Pablo Gonzales Casanova (México, 1969); Guilhermo Briones (Santiago, 1972); Daniel Camacho; (San José da Costa Rica, 1974), Agustín Cueva (Quito, 1977); Marco A. Gandásegui, (Panamá, 1979); Miguel de Castilla Urbina (Puerto Rico, 1981); Pablo Gonzales Casanova (Manágua, 1983), dentre outros. A seguir uma cronologia temática dos congressos mais recentes:

O VII Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia, realizado em Bogotá (Colômbia), em julho de 1964, começa a refletir a preocupação pelas crises na América Latina e a necessidade de sua transformação. O VIII Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia ocorreu em San Salvador, em setembro de 1967. O IX Congresso foi realizado na cidade do México, em novembro de 1969. O X Congresso da Alas ocorreu em Santiago do Chile, entre os dias 28 agosto e 5 setembro de 1972. A Costa Rica sediou o XI Congresso realizado em San José da Costa Rica, em julho de 1974. O sociólogo norteamericano Reuben Hill, presidente da International Sociological Association, proferiu a conferência "La Asociación Internacional de Sociologia y el desarrolo en el mundo de la Sociologia".

O Equador sediou o XII Congresso realizado em Quito, em 1977. O XIII Congresso da Associação LatinoAmericana de Sociologia, tendo como tema A Democracia na América Latina, ocorreu no Panamá em novembro de 1979. O XIV Congresso da Alas foi realizado em San Juan (Porto Rico), em outubro de 1981 e teve como tema Classe, Nação e Estado. O XV Congresso, tendo como tema Participação Popular e Estratégias de Desenvolvimento na América Latina e Caribe, foi realizado em Manágua (Nicarágua), em outubro de 1983, durante os primeiros anos da experiência revolucionária sandinista. O XVI Congresso da Alas, tendo como tema central A Democracia na América Latina, realizou-se no Rio de Janeiro (Brasil), entre os dias 2 e 7 de março de 1986, em plena fase do processo de redemocratização brasileiro.

O Uruguai sediou o XVII Congresso da Alas, cujo tema foi Os Desafios Atuais da América Latina, Sociedade e Política diante da crise, realizado em Montevidéu, em dezembro de 1988. O XVIII Congresso, realizado em maio de 1991 no Palácio das Convenções de Havana (Cuba), foi uma oportunidade para aproximar os sociólogos latinoamericanos das experiências do socialismo cubano. O congresso teve como tema Os Desafios da América Latina e do Caribe num mundo cambiante.

O XIX Congresso ocorreu na cidade de Caracas (Venezuela), entre os dias 30 de maio e 4 de junho de 1993, e teve como tema Políticas Sociais, Desenvolvimento e Viabilidade Democrática. O XX Congresso da Alas foi realizado na cidade do México em outubro de 1995, tendo como tema América Latina e Caribe - Perspectivas de sua Reconstrução. O sociólogo e historiador norteamericano, Immanuel Wallerstein, na época presidente da International Sociological Association, proferiu a conferência "La reestruturación capitalista y el sistema-mundo".

O Brasil sediou o XXI Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia, realizado na Universidade de São Paulo entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro de 1997, tendo como tema América Latina e Caribe: Por uma democracia sem exclusões, nem excluídos. É realizado na cidade de Concepción (Chile), em outubro de 1999, o XXII Congresso, cujo tema foi Até onde vai a América Latina? Sob o enfoque América Latina entre a Globalização do Subdesenvolvimento e a Emergência de Novas Alternativas.

Os urgentes desafios do pensamento crítico latinoamericano aconteceu o XXIII Congresso, realizado na Universidade de San Carlos (Guatemala), entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro de 2001. O XXIV Congresso ocorreu na cidade de Arequipa (Peru), em novembro de 2003, e teve como tema principal América Latina. Por uma Nova Alternativa de Desenvolvimento.

O Brasil sediou, mais uma vez, o XXV Congresso, que ocorreu em Porto Alegre em agosto de 2005, e cujo tema foi Desenvolvimento, Crises e Democracia na América Latina: Participação, Movimentos Sociais e Teoria Sociológica. O XXVI Congresso foi realizado em Guadalajara (México), entre os dias 13 e 18 de agosto de 2007, em torno do tema América Latina em e a partir do mundo. Sociologia e Ciências Sociais Diante da Mudança de Época: Legitimidades em Debate. O XXVII Congresso da Alas acontece de 31 de agosto a 4 de setembro de 2009, na cidade de Buenos Aires (Argentina), com uma temática em torno da democracia participativa, cenários produtivos e da construção do conhecimento.

Nenhum comentário: